ALTERAÇÕES EM 1.14.4 PRÉ-LANÇAMENTO 7
- Bugs corrigidos
- Otimizações de desempenho para renderização de folhas



Se anda pelo YouTube ou Twitch já terá certamente reparado na frequência com que aparecem vídeos relacionados com ‘Minecraft’. O jogo desenvolvido pela Mojang e detido pela Microsoft sempre foi um sucesso mas no espaço das últimas semanas tem conhecido uma espécie de ‘renascimento’.
É importante notar que, apesar de ter sido oficialmente lançado em novembro de 2011, ‘Minecraft’ está disponível para o público desde maio de 2009, quando ainda estava em fase de desenvolvimento por Markus ‘Notch’ Persson e a respetiva equipa. Pouco mais de 10 anos depois, ‘Minecraft’ está novamente a desfrutar das ‘luzes da ribalta’ e um dos responsáveis foi certamente Felix ‘PewDiePie’ Kjellberg.
O youtuber sueco – que continua a ser o mais seguido da plataforma com 98,4 milhões de seguidores – sempre foi um crítico da ‘Minecraft’, não pelo jogo propriamente dito, mas pelo facto de no passado grandes youtubers terem criado um canal no YouTube em torno do tema. Isto mesmo não gostando mas simplesmente porque era popular.
Porém, foi no dia 21 de junho que ‘PewDiePie’ resolveu por fim jogar a ‘Minecraft’, num vídeo que tem agora mais de 21 milhões de visualizações. A série tem somado milhões de visualizações e influenciou outros youtubers a juntarem-se ao movimento, entre eles Jacksepticeye.
Para perceber a evolução que ‘Minecraft’ tem tido ao longo das últimas semanas como resultado desta atenção renovada basta olharmos para o Google Trends. O jogo está a passar por um pico de popularidade, com a fase mais acentuada a ter sido precisamente por volta da altura em que ‘PewDiePie’ começou a jogar.
Se tem procurado bons motivos para voltar a seguir o youtuber sueco ou até de recomeçar a jogar ‘Minecraft’, diríamos que esta fase é uma boa altura para o fazer.

Os Pillagers (ou Saqueadores), inimigos da nova atualização de Minecraft, parecem ser habitantes do mundo que se passa o game, e não visitantes que surgem de repente, como os monstros.
Estes saqueadores se utilizam de bestas como arma, no que atacam os vilarejos em grupos, utilizando os Ravagers como montaria; essas criaturas também são usadas em combates e para destruição de blocos em ataques. Os Pillagers ficam em bases, torres de observação ou patrulhas aleatórias.
É possível invadir uma dessas bases e matar o capitão, para adquirir o “Bad Omen”: ou seja, se o jogador estiver em um vilarejo com esta denominação, o local receberá um ataque dos Pillagers. Defender o vilarejo durante um ataque gera o “Hero of the Village”, que garante descontos no comércio com os habitantes do local.
Segundo Cory Scheviak, desenvolvedor do Minecraft Java Edition, “durante muito tempo as aldeias sempre foram um lugar muito sereno e pacífico, exceto à noite quando os zumbis chegavam, e então era tudo menos isso”, diz, complementando: “Nunca houve um grupo de adversários que talvez tivesse saído – ou talvez até mesmo sentido ciúmes – pelo estilo de vida dos aldeões. Com aldeias e aldeões recebendo uma nova camada de tinta, sentimos que era hora de eles também conseguirem um novo desafio, para equilibrar seus estilos de vida luxuosos que estarão vivendo”, define.
Minecraft receberá suporte à nova tecnologia Ray Tracing em sua versão Windows 10 que produz efeitos de iluminação extremamente realistas nos games. A atualização será exclusiva para placas de vídeo da Nvidia modelos Geforce RTX. Recentemente o jogo teve seu pacote de gráficos em alta resolução “Super Duper Graphics Pack” cancelado, mas a produtora Mojang comentou que ainda trabalhava em outras formas de trazer um novo visual para o game. Minecraft está disponível atualmente em versões para Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch, Windows 10, iOS (iPhone e iPad), Android e PC.
Apesar de a adição de Ray Tracing ser exclusiva da versão Windows 10, o game receberá uma nova engine gráfica em todas as plataformas – chamada Render Dragon – que trará mudanças ainda não detalhadas em seu visual. A tecnologia de Ray Tracing será usada para criar efeitos de iluminação, reflexos e sombras para o jogo. Entre alguns exemplos mostrados no vídeo foi mencionado como será possível ver imagens refletidas em blocos de ouro e água, além de uma iluminação indireta em blocos adjacentes causada por lava.
— Quisemos fazer um jogo que ajudasse na solução de problemas e na conscientização da responsabilidade que a humanidade tem perante seus patrimônios — declarou o professor à Anba.
De acordo com ele, a ideia é que a atividade desafie os alunos de uma forma diferente, trazendo à tona desde conceitos matemáticos até noções de geografia, história e antropologia.
Disponível em mais de 30 países, o projeto também propõe uma reflexão sobre os monumentos recriados virtualmente, destruídos durante guerras e ataques terroristas. De acordo com Tupy, a iniciativa ajuda os estudantes a “desenvolver uma empatia global” e compreender a “variedade de culturas e comportamentos no mundo”.
— Ao reconstruir estes patrimônios, o jogo ajuda na construção de conhecimento e pode até ter valor de documento histórico — conclui Tupy.
A desenvolvedora Mojang anunciou ontem que irão interromper o desenvolvimento do Super Duper Graphics Pack do game Minecraft. A justificativa do cancelamento é pelo fato de sua equipe estar passando por dificuldades técnicas por um bom tempo.
De acordo com o estúdio, eles têm desejo de lançar o pacote, porém até ser determinado o caminho que será seguido, foi decidido que não será mais falado sobre o projeto de forma oficial.

“O Super Duper foi uma iniciativa ambiciosa que trouxe um novo visual ao Minecraft, mas, infelizmente, o pacote se mostrou tecnicamente muito exigente para implementar conforme o planejado.”
Mesmo após cancelar o projeto de forma temporária, o Mojang chegou a declarar que não está satisfeito com o desempenho atual do jogo nas plataformas onde está presente. Para solucionar isso, o estúdio diz que está “procurando outras maneiras para de se jogar Minecraft com um visual novo”.
Mesmo que o estúdio tenha anunciado oficialmente, pela primeira vez, sobre os problemas com o Graphics Pack, desenvolvedores do projeto chegaram a postar informações sobre o desenvolvimento do pacote no Reddit e em outros sites. Anteriormente já tínhamos visto, por meios não oficiais que a equipe estaria enfrentando diversos problemas, inclusive com a necessidade de reescrever grande parte gráfica do Bedrock Engine do game, do zero, para adicionar as melhorias.